sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dicas para manter o brilho das joias

Para que a jóia tenha vida eterna precisa de cuidados. É importante estar alerta desde a compra da peça, verificando se ela está em perfeito estado, ou seja, sem riscos, ondulações ou com excesso de porosidade. A partir daí, é só ter muito carinho com a jóia, desde o seu uso e principalmente na hora em que for guardá-la.

O primeiro passo é esquecer aquela imagem de um porta-jóias repleto de peças, umas sob as outras. Elas devem ser acondicionadas uma a uma, ou em caixas adequadas para jóias, com compartimentos individuais, ou então, embrulhadas em papel de seda ou mesmo numa flanela. Isso é necessário porque as jóias são feitas de diferentes materiais que podem riscar-se entre si, ou ainda, amassar o metal ou causar danos nas pedras.

Evitar amontoar as joias em baus desse tipo

No caso das jóias de esmeralda, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado. Ela é uma gema frágil, que pode quebrar-se facilmente. Outra jóia que merece atenção, é a pérola. No caso dos colares ou pulseiras, pelo menos a cada seis meses é importante trocar o fio (que geralmente é de seda) que une as gemas. Além de garantir a resistência da jóia, evitando que ela se rompa, esse cuidado também é importante para proteger a própria pérola. Por ser uma gema natural, a umidade provocada pelo calor do corpo pode fazer com que ela apodreça por dentro.


Colar de Esmeraldas

Jamais deixe as pérolas entrarem em contato direto com a água e produtos químicos em geral, como perfumes, bases, etc. As jóias de ouro também podem adquirir um aspecto mais escuro com o decorrer do tempo. Esse fenômeno é chamado de processo de oxidação da peça, e pode ocorrer até mesmo com jóias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas. Isso acontece porque durante o processo de produção, a jóia passa por um tratamento a base de ácido, que em alguns casos específicos, pode ficar retido em micro-porosidades. Em contato com o calor, o ar ou a umidade, o ácido provoca uma ação oxidante nos componentes da liga do ouro, principalmente no cobre escurecendo a peça.


Evitar deixar pérolas e jóias espostas

Em casos mais específicos, pessoas que têm uma taxa mais elevada de ácido úrico ou que tomem um determinado tipo de remédio tendem a provocar o escurecimento do metal. Alguns xampus, cremes hidratantes, tintura para cabelo, também podem deixar a jóia com um tom meio marrom. Outro componente que pode danificar as jóias de ouro é o mercúrio. Caso ele entre em contato superficialmente com a peça, basta limpá-la com uma flanela. Se a área afetada for grande, somente um processo de polimento da jóia poderá recuperá-la. Entretanto, se o contato do mercúrio com a jóia de ouro for muito profundo, nem mesmo essa técnica poderá salvar a jóia. Apenas o metal poderá ser recuperado. Portanto, deixe suas peças bem longe desse componente químico!

Evitar deixar jóias em contato com produtos químico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário