quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A importância da representação manual como suporte criativo e ao desenho tridimensional.

A importância da representação manual , não apenas na joalheria como também em qualquer projeto de produto, é uma ferramenta que auxilia consideravelmente no desenvolvimento, na representação de idéias, na sensibilidade estética de uma pessoa e até mesmo no desenho digital, pois, o momento da interação lápis e papel é muito importante para o designer conhecer as principais formas do seu projeto. É nesse momento que as mãos serão mais ágeis desenhando do que comandando um mouse ou um teclado e assim planejar como será seu produto final.


José Eduardo Valadares Bahia, Prof.de Representação Manual no Centro de Estudos em Design de Gemas de Jóias da Escola de Design - UEMG.



Liliane Priscila dos Santos na aula de Representação Manual no Centro de Estudos em Design de Gemas de Jóias da Escola de Design - UEMG.

Quando se pensa no produto jóia, nós pensamos no glamour, nos sonhos, e principalmente na beleza. Esta beleza está relacionada diretamente com alguns fatores, por exemplo, a criatividade e habilidade do designer para representar e passar com perfeição suas idéias, além de aplicar a este novo produto, inovação e uma matéria prima de qualidade.

Na atualidade vivi-se a era digital onde, praticamente, todas as atividades são realizadas através de computadores ou com o auxilio dos mesmos. Mas em trabalhos minuciosos, principalmente os que envolvem criatividade, é importante estabelecer uma harmonia de atividades, onde o uso de softwares (Rhinoceros, 3D MAX, Flamingo 3D, Jewel CAD, 3D Max, entre outros), não tenha um caráter substitutivo e sim complementar às atividades como por exemplo o do desenho manual. Pois esse tipo de tecnologia auxilia muito no que diz respeito a Prototipagem Rápida que utiliza sistemas atuais de fabricação (precisão matemática para sistemas operacionais de máquinas), mas não é eficiente quanto ao desenvolvimento criativo, sem falar que a maquina é limitada e depende do comando do homem, em quanto à mão e a mente humana não tem limites na criação e na representação de formas.

Isto significa a possibilidade de manutenção das atividades de concepção tradicional e fabricação artesanal (estudos, ilustrações e atividades de ourives), utilizando o auxilio de novas ferramentas como, por exemplo, os sistemas 3D, para onde são transferidos e/ou gerados os aspectos artísticos diferenciais que podem agregar inovação ao projeto, principalmente pela ocorrência da interferência humana direta no ato de criação. De qualquer forma quem cria os projetos e comanda as máquinas são seres humanos.

No livro, Desenhos para Joalheiros - 2004, podem ser encontrados exemplos mais atuais de desenhos de jóias. São representações manuais que demonstram ser necessárias para otimizar o trabalho tanto no momento da criação e projeções quanto no momento das renderizações.



Livro, Desenhos para Joalheiros.


Anna Gonzáles – 2001. Desenhos manuais, do anel Prata e Papel, mostrando as etapas que o mesmo deve passar antes de ser representado por um software.


Sônia Serrano, Bracelete de ouro polido, 1992. Desenho manual com valorização numérica do bracelete. Como se trata de metal polido, a escala é descontinua: 1, 3, 5, 7.



A primeira etapa da ilustração do desenho é feita com tintas, para fins artísticos, que contribuem com a limpeza de mancha uniformes e luminosa.


Na técnica passada pelo livro, Desenhos para Joalheiros, a etapa de finalização é feita com lápis de cor.


Desenho do anel Prata e Papel, feito em um programa de software 3D.


Render do mesmo anel de Anna Gonzáles, 2001

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